ONDE ESTAMOS:

Rua Visconde do Rio Branco, 94- Centro
REFERÊNCIAS- Ginásio de Esportes, Posto Ipiranga e Escola Narciso

terça-feira, 9 de abril de 2013

CULPA DE QUEM?


        Culpa do Diabo, do contexto social, do governo, de Deus ou “da mulher que tu me deste”. Você já culpou alguém por um pecado que cometeu? Já amaldiçoou Adão por ter deixado o pecado entrar na humanidade? Ou até questionou se Deus não é o responsável pela maldade ter penetrado e pervertido a criação?

Quando alguém for tentado, jamais deverá dizer: "Estou sendo tentado por Deus". Pois Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. 
(Tg 1:13)

         Então talvez a culpa seja do Diabo! Também não! O Diabo só é o maior interessado em que pequemos; por isso, ele cria situações para cairmos. É como uma empresa comercial, que faz de tudo para ter o seu dinheiro, e por isso oferece produtos como se eles fossem essenciais à sua vida! Se você, dominado pelo seu consumismo (desejo), compra o produto e faz uma dívida, de quem é a culpa? Da empresa que ofereceu o produto ou sua porque comprou?

         Da mesma forma, o Diabo (empresa comercial) está interessado em sua vida (dinheiro) para destruí-la (Jo 10:10), e por isso oferece o mundo (prazer, bens e soberba- I Jo 2:16)! Se você é dominado pelos seus desejos pecaminosos, “compra” o mundo pagando com sua própria pureza, família, relacionamentos e vida. E de quem é a culpa? Do Diabo que ofereceu ou sua porque aceitou?

Cada um, porém, é tentado pela própria cobiça, sendo por esta arrastado e seduzido.
Então a cobiça, tendo engravidado, dá à luz o pecado; e o pecado, após ter-se consumado, gera a morte. (Tg 1:14)

         Lembre-se, colocar a culpa no Diabo, em Deus ou em outra pessoa, é tão antigo quanto o jardim do Éden (Gn 3:8-13). O melhor a fazer é assumir o seu erro, e confessar seu pecado a Deus (Sl 51), confiando no perdão em Jesus Cristo (I Jo 1:9) e dependendo dEle para não cair na tentação (Mt 6:13Jo 15:5)!


Pr. Ricardo


Nenhum comentário:

Postar um comentário