ONDE ESTAMOS:

Rua Visconde do Rio Branco, 94- Centro
REFERÊNCIAS- Ginásio de Esportes, Posto Ipiranga e Escola Narciso

quarta-feira, 10 de julho de 2013

CORPO OU ARQUIPÉLAGO DE CRISTO?


        Você já se sentiu sozinho no meio de muitas pessoas? É horrível! É pior nos sentirmos assim dentro da igreja. Infelizmente isso tem se tornado comum. A igreja, que deveria ser o corpo de Cristo (com seus membros interligados), se torna um arquipélago, um conjunto de ilhas isoladas uma das outras.

         Esse fenômeno acontece por causa do nosso egoísmo. Não gostamos de nos envolver a ponto disso custar algo para nós ou que nos exponha. Por isso, ficamos no nosso canto, não nos abrimos muito nas conversas e não procuramos saber por que fulano parece tão triste. Preferimos nos isolar.

Quem se isola, busca interesses egoístas, e se rebela contra a sensatez. Pv 18:1

         Existe uma palavra muito usada na igreja: “comunhão”. Infelizmente, reduzimos essa palavra a uma convivência conveniente com outras pessoas. Ou seja, gostamos de estar com outros, desde que isso não exija esforço nenhum de nossa parte.

         Mas vamos ver o que realmente é comunhão na igreja, segundo a Biblia:

Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações.
Todos os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum.
Vendendo suas propriedades e bens, distribuíam a cada um conforme a sua necessidade.
(At 2:42, 44-45)

         No primeiro versículo diz que a igreja “se dedicava” à comunhão. Ou seja, é algo que exige dedicação. Nos versos seguintes mostra a comunhão na prática: tinham tudo em comum, a ponto de venderem o que era seu para repartirem entre si! Comunhão é ter tudo em comum, mesmo que isso implique em pagar um preço.

“Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração...”
(At 2:46)

         Nesse texto vemos a convivência diária da igreja, que não se limitava somente aos “dias de ir à igreja”; vemos a hospitalidade, de irmãos visitando e recebendo irmãos no conforto do seu lar. E por último, a alegria e sinceridade (contrário de hipocrisia) da comunhão.

         Isso é igreja! Isso é comunhão! Os membros da igreja participando da vida uns dos outros! Eles se conheciam! Eles se amavam!

Como é bom e agradável quando os irmãos convivem em união! (Sl 133:1)

                   Deus criou a igreja para adorarmos a Ele em comunhão! Se não, poderíamos fazer isso em casa, sozinhos!

         Você tem comunhão com os irmãos da igreja? Conhece os problemas que eles estão passando? Está participando com eles em oração e ajuda? Ou você é daqueles que sustenta relacionamentos superficiais, com conversas superficiais e que corre para casa assim que acaba o culto?

         Que tal mudar? Invista em conversas mais profundas nos intervalos dos cultos. Dê uma passada no trabalho de alguns irmãos durante a semana, só para abraçá-lo e orar por ele.  Convide uma família da igreja para ir a sua casa. Tenha um tempo gostoso de oração e verdadeira comunhão!

         Quando nos importamos e nos envolvemos na vida dos outros, refletimos a Cristo, que não se isolou em Sua glória, mas habitou entre nós, para nos dar vida!

Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus... dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. (Rm 12:1,10)

Pr. Ricardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário