ONDE ESTAMOS:

Rua Visconde do Rio Branco, 94- Centro
REFERÊNCIAS- Ginásio de Esportes, Posto Ipiranga e Escola Narciso

terça-feira, 22 de abril de 2014

JESUS RESSUSCITOU!... SERÁ MESMO?


Na Páscoa, o coelhinho e a ressurreição de Cristo se confundem. As escolas, a mídia e o comércio focam no coelho e nos ovos de chocolate. Mas se você perguntar a qualquer um sobre o verdadeiro significado da Páscoa, provavelmente todos responderão que se trata da comemoração da ressurreição de Jesus. Mas se você insistir e perguntar para a pessoa se ela acredita que de fato Jesus ressuscitou dos mortos, ela responderá que assim como o coelhinho da Páscoa é fruto da imaginação, uma brincadeirinha, a ressurreição de Jesus é uma invenção da religião cristã.

            Será que Jesus de fato ressuscitou? Cremos nisso pela fé! E fé, significa crer sem evidências concretas. Pois se vemos, logo, não precisamos de fé.

            Mas a fé não anula a possibilidade de pensarmos. Por isso, vamos refletir:

            1- PODE UM FATO MENTIROSO DIVIDIR A HISTÓRIA? Estamos em 2014 depois de Cristo. Como pode um simples homem que pregou coisas boas, morreu e seus seguidores inventaram que Ele ressuscitou, causar tamanho impacto na história da humanidade? O fato dEle dividir a história, deve nos fazer no mínimo, prestarmos mais atenção em Sua vida e pregação. Ele mesmo disse:

"Estamos subindo para Jerusalém e o Filho do homem será entregue aos chefes dos sacerdotes e aos mestres da lei. Eles o condenarão à morte e o entregarão aos gentios, que zombarão dele, cuspirão nele, o açoitarão e o matarão. Três dias depois ele ressuscitará". (Marcos 10:33-34)

            2- EXISTE UM TÚMULO VAZIO- tanto os discípulos de Jesus, quanto as autoridades dos judeus e as autoridades romanas reconheceram que o túmulo de Jesus amanheceu vazio no terceiro dia após seu sepultamento. Tanto é que aqueles que não queriam que o povo acreditasse na ressurreição, subornaram os guardas para espalharem uma falsa notícia:

Quando os chefes dos sacerdotes se reuniram com os líderes religiosos, elaboraram um plano. Deram aos soldados grande soma de dinheiro, dizendo-lhes: "Vocês devem declarar o seguinte: ‘Os discípulos dele vieram durante a noite e furtaram o corpo, enquanto estávamos dormindo’. (Mt 28:12-13)

            A questão é: o que aconteceu com o corpo que sumiu? Foi roubado pelos discípulos?

            3- QUEM SERIA CAPAZ DE DRIBLAR UM DESTACAMENTO DO EXÉRCITO ROMANO, ROMPER O SELO QUE LACRAVA O TÚMULO E REMOVER A GRANDE PEDRA DESPERCEBIDO? Os líderes judeus, com medo que os discípulos roubassem o corpo de Jesus, pediram que soldados vigiassem o túmulo. Mesmo assim alguém o roubou? Um destacamento inteiro dormiria enquanto estivesse vigiando?

"Senhor (Pilatos), lembramos que, enquanto ainda estava vivo, aquele impostor disse: ‘Depois de três dias ressuscitarei’. Ordena, pois, que o sepulcro dele seja guardado até o terceiro dia, para que não venham seus discípulos e, roubando o corpo, digam ao povo que ele ressuscitou dentre os mortos. Este último engano será pior do que o primeiro". Eles foram e armaram um esquema de segurança no sepulcro; e além de deixarem um destacamento montando guarda, lacraram a pedra. (Mt 27:63-64, 66)

            4- QUEM SERIA LOUCO DE ENFRENTAR A FÚRIA ROMANA SIMPLESMENTE PARA ROUBAR UM CORPO E SUSTENTAR UMA MENTIRA? O próprio Senhor Jesus foi morto com a falsa acusação de ser insubmisso aos romanos. O risco de quem roubasse o corpo era muito grande. Quem estaria disposto a tal risco só para sustentar uma mentira, de que Jesus ressuscitou?

            5- QUEM COLOCARIA TESTEMUNHAS INVÁLIDAS COMO AS PRIMEIRAS A VEREM JESUS RESSURRETO? As mulheres não eram consideradas testemunhas válidas no contexto judeu. O testemunho de uma mulher e nada era a mesma coisa. Se a ressurreição fosse uma mentira, quem a inventou deveria ter escolhido uma testemunha mais forte para ressurreição de Jesus, como um líder judeu por exemplo.

As mulheres saíram depressa do sepulcro, amedrontadas e cheias de alegria, e foram correndo anunciá-lo aos discípulos de Jesus. (Mt 28:8)

            6- PAULO CITA TESTEMUNHAS VIVAS DA RESSURREIÇÃO DE JESUS. Em sua carta aos coríntios ele cita nome de pessoas vivas que viram o Senhor Jesus ressurreto. Os leitores da carta os conheciam e poderiam comprovar se isso era verdade. Paulo arriscaria sua reputação contando uma mentira e deixando meios para que ela fosse descoberta?

Pois o que primeiramente lhes transmiti foi o que recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras, e apareceu a Pedro e depois aos Doze. Depois disso apareceu a mais de quinhentos irmãos de uma só vez, a maioria dos quais ainda vive, embora alguns já tenham adormecido. (I Co 15:3-6)

            CONCLUSÃO: cremos na ressurreição de Cristo pela fé. Mas mesmo racionalmente, podemos concluir que temos fortes evidências de que de fato Jesus ressuscitou, e quem nEle crê também ressuscitará!

Mas o fato é que Cristo realmente ressuscitou dentre os mortos, e tornou-se o primeiro entre milhões que algum dia voltarão novamente à vida. (I Co 15:20- VIVA)

Baseado nos seguintes artigos do site tuporem.cdlpiba.org.br
“Por que eu deveria acreditar na ressurreição?”- Warne Wallacer
“Jesus realmente ressuscitou dos mortos?”- Jonathan Silveira


Pr. Ricardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário