ONDE ESTAMOS:

Rua Visconde do Rio Branco, 94- Centro
REFERÊNCIAS- Ginásio de Esportes, Posto Ipiranga e Escola Narciso

terça-feira, 15 de julho de 2014

MISSÕES- PARA IGREJA PEQUENA?


"O senhor respondeu: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco; eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria do seu senhor! (Mateus 25:21)

            Era uma vez uma igreja nova e pequena. Ela foi desafiada a investir em missões, ofertando para o sustento de missionários e ajuda a outras igrejas carentes. Seus membros refletiram e chegaram à conclusão que eram pequenos demais para ajudar. Precisavam investir no seu próprio crescimento antes de investir fora.

            Anos se passaram, a igreja cresceu muito. Quando novamente desafiada a investir em missões, eles se desculpam, dizendo que a igreja é grande demais, tem muitos gastos e um projeto de construção muito caro.

            Essa historinha reflete a realidade das igrejas hoje. Elas esperam crescer para poder investir fora da igreja. Mas crescem sem essa visão de Reino. E quando grandes, continuam egoístas.

            Uma igreja, segundo a vontade de Deus, deve ser forte na pregação e conhecimento bíblico, serviço, amor entre os irmãos e contribuição com o Reino.

Todavia, assim como vocês se destacam em tudo: na fé, na palavra, no conhecimento, na dedicação completa e no amor que vocês têm por nós, destaquem-se também neste privilégio de contribuir. (II Coríntios 8:7)

            A igreja (e o crente) não precisa se preocupar se vai contribuir pouco ou muito, mas deve fazê-lo segundo suas possibilidades.

Porque, se há prontidão, a contribuição é aceitável de acordo com aquilo que alguém tem, e não de acordo com o que não tem. Nosso desejo não é que outros sejam aliviados enquanto vocês são sobrecarregados, mas que haja igualdade. No presente momento, a fartura de vocês suprirá a necessidade deles, para que, por sua vez, a fartura deles supra a necessidade de vocês. Então haverá igualdade... (II Coríntios 8:12-14)

            O alvo final é fazer com que o nome de Deus seja louvado por meio da contribuição que fazemos.

O serviço ministerial que vocês estão realizando não está apenas suprindo as necessidades do povo de Deus, mas também transbordando em muitas expressões de gratidão a Deus. Por meio dessa prova de serviço ministerial, outros louvarão a Deus pela obediência que acompanha a confissão que vocês fazem do evangelho de Cristo e pela generosidade de vocês em compartilhar seus bens com eles e com todos os outros. E nas orações que fazem por vocês, eles estarão cheios de amor por vocês, por causa da insuperável graça que Deus tem dado a vocês. 
(II Coríntios 9:12-14)

            Apesar de a nossa igreja ser pequena, e ainda não ser totalmente auto suficiente na área financeira, estamos procurando crescer com essa visão: de investir em Missões.

            Apenas nesse ano, já ofertamos cerca de R$10 mil reais em projetos missionários. Pela graça de Deus, com essas ofertas já ajudamos uma igreja no sul de Minas, líderes indígenas no Mato Grosso do Sul, pastores do sertão de Alagoas, desabrigados pela enchente do rio Madeira em Rondônia, além de ajudarmos no sustento de missionários e pastores em Roraima (atingindo índios daquela região), Piauí, Marrocos e Espanha.

            Tudo isso com uma igreja de 40 membros. E faltou alguma coisa para nós? Não! Ainda pudemos e temos investido em nossa estrutura como pinturas e reformas. Afinal, a Palavra de Deus diz que Ele sustenta quem tem essa visão, para que invista cada vez mais no Reino:

Aquele que supre a semente ao que semeia e o pão ao que come, também lhes suprirá e aumentará a semente e fará crescer os frutos da sua justiça.
Vocês serão enriquecidos de todas as formas, para que possam ser generosos em qualquer ocasião e, por nosso intermédio, a sua generosidade resulte em ação de graças a Deus.
(II Coríntios 9:10-11)

            Agora temos mais um desafio: ajudar uma igreja/seminário em Cuba. Naquele país, a maior necessidade é de ajuda financeira para treinamento de líderes e abertura de novas igrejas. Por causa do sistema político, hoje eles não têm expectativa de levantar dinheiro para o sustento de seus projetos. A ajuda deve vir de fora.

            O que vamos fazer? Esperarmos crescer para aceitar esse desafio? Ou vamos ser fiéis com o pouco que temos e sermos usados por Deus na expansão do evangelho nos confins da terra?

            Você, crente em Cristo, tem participado desse privilégio, ou está esperando ter mais condições?


Pr.Ricardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário