ONDE ESTAMOS:

Rua Visconde do Rio Branco, 94- Centro
REFERÊNCIAS- Ginásio de Esportes, Posto Ipiranga e Escola Narciso

terça-feira, 29 de julho de 2014

O QUE É CONVERSÃO? Frio na barriga ou compreensão do evangelho?


Hoje em dia existe muita confusão sobre o que é “conversão” dentro da igreja. Conversão é uma expressão popular, não bíblica, para descrever o momento em que foram salvos da condenação do pecado.

         Alguns dizem que se converteram quando tiveram uma experiência extraordinária: viram uma luz atrás do pastor enquanto ele pregava, sentiram um frio na barriga em um culto, tiveram um livramento de um acidente ou fizeram alguma coisa bizarra atribuindo isso ao Espírito Santo, como sapatear ou marchar no meio do culto, vomitar, rir ou falar palavras que ninguém podia entender.

         Outros simplesmente dizem que se converteram quando acharam uma igreja em que se sentiram bem. Foram bem recebidos, gostam do ambiente, da pregação e da música e lá ficaram. Mas será que tudo isso é conversão?

         A palavra “conversão” significa mudar de direção. Ou seja, é um momento de sua vida que você muda seus valores, atitudes e propósitos. Mas o que causa essa mudança no Cristianismo?

         O que causa a conversão cristã é conhecer, compreender intelectualmente o evangelho. Não é uma experiência mística que você não consegue explicar. Pelo contrário, é uma decisão racional que você toma em sua vida (veja em Romanos 12:1-2- culto racional).

Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram falar?
Consequentemente, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo. (Romanos 10:14,17)

Nele, quando vocês ouviram e creram na palavra da verdade, o evangelho que os salvou, vocês foram selados com o Espírito Santo da promessa...” 
(Efésios 1:13)

Visto que, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por meio da sabedoria humana, agradou a Deus salvar aqueles que creem por meio da loucura da pregação(I Coríntios 1:21)

         Não ignoramos a ação do Espírito Santo no processo de nos convencer a crer no evangelho.

Quando ele (Espírito Santo) vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo. (João 16:8)

Minha mensagem e minha pregação não consistiram de palavras persuasivas de sabedoria, mas consistiram de demonstração do poder do Espírito, para que a fé que vocês têm não se baseasse na sabedoria humana, mas no poder de Deus(I Coríntios 2:4-5)

         Mas a ação do Espírito Santo é justamente essa, nos fazer compreender a verdade espiritual do evangelho.

Pois, quem dentre os homens conhece as coisas do homem, a não ser o espírito do homem que nele está? Da mesma forma, ninguém conhece as coisas de Deus, a não ser o Espírito de Deus. Nós, porém, não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito procedente de Deus, para que entendamos as coisas que Deus nos tem dado gratuitamente. (I Coríntios 2:11-12)

         Algumas pessoas se converteram através de experiências sobrenaturais inexplicáveis (veja a conversão de Paulo em Atos 9); mas essas experiências apenas ajudaram a ter uma compreensão racional do evangelho.

         Quem se limita a dizer que sua conversão foi um frio na barriga, deve tomar cuidado, pois pode ser que nunca realmente se converteu. Agora, se alguém diz que durante uma pregação sentiu um frio na barriga, que o fez prestar mais atenção na mensagem, e assim entendeu que é um pecador (Romanos 3:23), e que o pecado te afasta de Deus (Romanos 6:23 e Isaías 59:2), por isso Deus enviou ao mundo Seu Filho para morrer (condenação do pecado) em nosso lugar (I Pedro 2:21-24), ressuscitou (I Coríntios 15:3-4) e agora todo que nEle crê está perdoado e livre de condenação (João 3:16, Efésios 2:8-9); aí sim há conversão, segundo a Bíblia.

         CONCLUSÃO: a conversão é um processo espiritual que produz uma decisão racional.

         O que essa decisão muda em nossa vida? Veremos isso na semana que vem.

(Caso queira estudar um caso onde a compreensão errada do evangelho não produziu conversão verdadeira, é só ler Atos 18:24-19:7.)


Pr. Ricardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário