ONDE ESTAMOS:

Rua Visconde do Rio Branco, 94- Centro
REFERÊNCIAS- Ginásio de Esportes, Posto Ipiranga e Escola Narciso

quarta-feira, 1 de abril de 2015

DESPREZO “DO LAR”




                Até pouco tempo atrás, o sonho de qualquer garota era casar e ter filhos. Hoje em dia, isso se tornou praticamente um pesadelo. Casar está fora de questão. Pelo menos não nos primeiro 40 anos. E ter filhos, só se for por “acidente”. Mesmo no meio cristão, cresce cada vez mais o número de moças que não querem casar cedo, e mesmo que casem, não querem ter filhos tão rápido.

         Por quê? Porque cada vez mais o mercado de trabalho está aberto para as mulheres. Poucos anos atrás, era mais difícil para elas. Mas hoje, com a visão menos machista da sociedade, elas têm provado a capacidade que têm de realizar as mesmas tarefas dos homens.

         De certa forma isso tem sido bom, pois tem acabado com o conceito de que mulher tem menos valor! Por outro lado, o feminismo tem atacado o padrão bíblico para a mulher. Por exemplo:

A mulher deve aprender em silêncio, com toda a sujeição.
Não permito que a mulher ensine, nem que tenha autoridade sobre o homem. Esteja, porém, em silêncio. (I Timóteo 2:11-12)

            É bem provável que as mulheres de Éfeso (e de Corinto- I Co 11:2-16) eram autoritárias, e por isso Paulo é bem enfático. Segundo a Bíblia, a mulher não deve ser autoridade sobre o homem na igreja, assim como no lar (Efésio 5:22; Colossenses 3:18; I Pedro 3:1). Mas por quê?

Porque primeiro foi formado Adão, e depois Eva.
E Adão não foi enganado, mas sim a mulher, que, tendo sido enganada, tornou-se transgressora. (I Timóteo 2:13-14)

            Paulo dá duas razões que não são da cultura da Palestina em sua época. Ele usa os argumentos da criação: 1º. A mulher foi criada com um propósito específico (Gênesis 2:18). 2º. Por causa do pecado da primeira mulher. Agora, o fato da mulher ser submissa não significa desvalorização. Isso é uma visão mundana! O próprio Senhor Jesus ensinou sobre quem é mais valorizado no Reino de Deus, sendo Ele mesmo o exemplo do que ensinou.

Jesus os chamou e disse: "Vocês sabem que aqueles que são considerados governantes das nações as dominam, e as pessoas importantes exercem poder sobre elas. Não será assim entre vocês. Pelo contrário, quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo; e quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo de todos. Pois nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos". (Marcos 10:42-45)

            Em nenhum momento a Bíblia diz que a mulher tem menos valor que o homem. Em essência, os dois (homem e mulher) foram criados à imagem de Deus (Gênesis 1:27); e em Cristo somos todos iguais (Gálatas 3:28). Não é uma questão de “ser”, mas do “fazer”! Deus estabeleceu funções diferentes para o homem e para a mulher. Creio que a aversão a esse padrão é consequência de homens que abusam da liderança delegada por Deus (machismo e autoritarismo), e pela falta de humildade e espírito de serviço, à exemplo de Cristo, por parte de algumas mulheres.

         Como consequência disso, as mulheres estão desprezando um privilégio dada a elas:

Entretanto, a mulher será salva dando à luz filhos — se elas permanecerem na fé, no amor e na santidade, com bom senso. (I Timóteo 2:15)

            Paulo diz que a mulher não vai exercer liderança na igreja, mas irá formar os futuros líderes! “Dando à luz filhos” não se limita ao parto, mas todo processo de educação que formará o caráter daquela criança. Como dizem: “A mão que balança o berço, governa o mundo”. Uma criança bem educada hoje, é o bom líder de amanhã.

         Mas é justamente isso que o feminismo alheio a Deus e à Sua Palavra tem destruído. As mulheres estão mais preocupadas com suas carreiras, com sua competição com os homens no mercado de trabalho (e até na igreja), e para isso estão sacrificando seus próprios filhos. Crianças sendo “educadas” pelos avós, pelas creches ou pelas babás.

         O feminismo vende a ideia de que um bom currículo é melhor do que um bom filho. O resultado tem sido visto nas igrejas e até mesmo no mercado de trabalho. Quase não existem mais homens íntegros e qualificados para a liderança! Afinal, não foram educados para isso!

         É claro que existem mulheres que precisam trabalhar por necessidade e outras cujo trabalho não atrapalha o cuidado com seu lar. Cada uma deve fazer sua própria avaliação perante Deus. É realmente necessário trabalhar? Vale o sacrifício de perder o privilégio de investir na minha família? Sei que essa visão é chocante para a sociedade hoje. Mas isso é esperado. A Bíblia nos alerta:

Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis. Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, sem amor pela família... (II Timóteo 3:1-3)


Pr. Ricardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário