ONDE ESTAMOS:

Rua Visconde do Rio Branco, 94- Centro
REFERÊNCIAS- Ginásio de Esportes, Posto Ipiranga e Escola Narciso

sexta-feira, 24 de abril de 2015

PRECISO SER MEMBRO DE UMA IGREJA?


                Existe uma linha de pensamento atual que diz não ser necessário ser membro de uma igreja para adorar a Deus. Isso porque criticam as falhas que existem dentro de uma igreja institucionalizada. Mas o que a Bíblia diz sobre isso?

Pois também eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. 
(Mateus 16:18)

         Vemos que a igreja é uma criação do próprio Senhor Jesus. Não é uma instituição humana. Podemos rejeitar algo instituído pelo próprio Deus?

Assim como cada um de nós tem um corpo com muitos membros e esses membros não exercem todos a mesma função, assim também em Cristo nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro está ligado a todos os outros.
Ele é a cabeça do corpo, que é a igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a supremacia. 
(Romanos 12:4-5; Colossenses 1:18)

         A Bíblia compara a igreja com um corpo, onde Cristo é a cabeça, aquele que manda no corpo inteiro. Existe algum membro fora do corpo? Se alguma parte do corpo se desliga da cabeça, o que acontece? Morre. Um membro mutilado (separado do corpo) não tem utilidade nenhuma para o corpo, e nem é capaz de obedecer à cabeça. Assim é o “crente” que não é membro de uma igreja.

A intenção dessa graça era que agora, mediante a igreja, a multiforme sabedoria de Deus se tornasse conhecida dos poderes e autoridades nas regiões celestiais... (Efésios 3:10)

         Deus escolheu manifestar Sua graça por meio da igreja. Estar fora da igreja é estar fora desse propósito, e mais uma vez, rejeitar os Seus métodos.

Maridos, amem suas mulheres, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se a si mesmo por ela para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra, e apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável. (Efésios 5:25-27)

         A igreja também é apresentada como noiva de Cristo. Como você reagiria se uma amigo seu lhe dissesse que te ama mas não suporta sua esposa? Da mesma forma agem aqueles que dizem amar a Jesus mas não suportam a igreja.

         De fato, existe a igreja invisível, sem placa, da qual participam todos aqueles que creem em Jesus como único e suficiente Salvador, e Senhor de suas vidas. Mas todo aquele que assim crê, participa de uma igreja local, por causa de todos os motivos alistados acima. Na Bíblia, a maior parte das vezes que a palavra “igreja” é usada, está se referindo à igreja local.

Pois em um só corpo todos nós fomos batizados em um único Espírito: quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um único Espírito. O corpo não é composto de um só membro, mas de muitos.
(I Coríntios 12:12-14)

         A igreja local é formada por pessoas que creem no evangelho de Jesus, que professaram publicamente essa fé por meio do batismo; que se reúnem para crescer no conhecimento de Deus por meio da Palavra, louvá-Lo em comunhão uns com os outros, servindo os demais membros com sacrifício próprio (Atos 2:38-42).

         É claro que a igreja local, uma vez formada por pecadores, vai apresentar problemas. Mas é justamente nesse contexto onde teremos oportunidade de demonstrar o amor, a graça, o perdão e o espírito de servo de Cristo (Efésios 4:1-16). Quem se nega a participar da igreja por causa das suas falhas, se coloca em posição superior, nega o perdão e o amor; o que é incompatível com o evangelho.

         Também reconhecemos que existem igrejas que estão bem longe da vontade de Deus. A melhor forma de encontrar a igreja certa é avaliar o quanto ela se sujeita à Sua Palavra (Atos 17:11; Efésios 2:19-21).

CONCLUSÃO: sim, devemos ser membros da igreja de Cristo. Quem tem esse conhecimento e permanece sem se filiar a uma igreja local age em rebeldia contra o que Deus instituiu em Sua Palavra.


Pr. Ricardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário