ONDE ESTAMOS:

Rua Visconde do Rio Branco, 94- Centro
REFERÊNCIAS- Ginásio de Esportes, Posto Ipiranga e Escola Narciso

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Brigando pelo direito cristão!


             Em 2008, um ladrão invadiu uma padaria em Belo Horizonte e acabou apanhando do dono do estabelecimento e de pessoas que passavam no local. Já preso, o ladrão entrou com um processo contra o dono da padaria por danos morais. Em 2011, um prisioneiro romeno processou a Deus por não tê-lo protegido contra o diabo, que o levou a cometer o crime pelo qual estava preso. Em 1995, um americano processou a si mesmo por ter violado sua religião. Pediu US$5 milhões de indenização. Em 2009, uma americana processou o Google Maps por guiá-la a pé até uma rua sem calçada, onde acabou atropelada. Em 1992, uma senhora de 79 anos processou o McDonalds por ter se queimado com o café vendido por eles. Ganhou US$2,8 milhões de indenização.

         Essas histórias bizarras mostram como o homem briga pelos seus direitos. Se esses forem violados, o indivíduo se sente no “direito” de punir o infrator. Talvez não cometamos “bizarrices” como essas (pelo menos na nossa avaliação), mas também agimos de forma semelhante no dia-dia:

         Como reagimos quando levamos uma fechada no trânsito? Quando alguém come o último pedaço de bolo? Quando nossa ideia é ignorada em uma reunião? Quando alguém trai a nossa confiança? Ou simplesmente quando somos ignorados por um conhecido na rua?

         Mas antes de brigarmos, devemos saber quais são os nossos direitos. Como responder a famosa pergunta: onde termina o meu direito e onde começa o do outro? O que a Bíblia diz?

         A Bíblia nos ensina que devemos agir como Cristo, que abriu mão dos Seus direitos:

Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz! (Filipenses 2:5-8)

         Jesus abriu mão dos Seus direitos por aqueles que não tinham direito nenhum.

Dificilmente haverá alguém que morra por um justo; pelo homem bom talvez alguém tenha coragem de morrer. Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores. (Romanos 5:7-8)

         Por causa do que Cristo fez por nós, devemos fazer o mesmo aos outros:

Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos. Cada um cuide, não somente dos seus interesses (direitos), mas também dos interesses (direitos) dos outros. (Filipenses 2:3-4)

         Em I Coríntios, Paulo exorta cristãos que estavam exigindo seus direitos sobre seus irmãos, mas como cristãos, deveriam estar dispostos a ceder!

O fato de haver litígios entre vocês já significa uma completa derrota. Por que não preferem sofrer a injustiça? Por que não preferem sofrer o prejuízo? Em vez disso vocês mesmos causam injustiças e prejuízos, e isso contra irmãos! (I Coríntios 6:7-8)

         É claro que existe um equilíbrio. É possível “exigir nosso direito” sem ferir o princípio bíblico. Em Romanos, Paulo deixa isso claro:

Pois pela graça que me foi dada digo a todos vocês: ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, pelo contrário, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida da fé que Deus lhe concedeu. (Romanos 12:3)

         Mas então como saber quando devo ou não exigir meus direitos? Qual é o critério? Voltando para o texto de Filipenses, descobrimos qual foi o critério de Cristo:

Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, no céu, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai. (Filipenses 2:9-11)

         Jesus abriu mão dos Seus direitos para que fôssemos salvos por meio dEle, e nisso Deus é glorificado. Esse é o critério: o que vai fazer com que pessoas reconheçam Jesus como Salvador e glorifiquem a Deus, exigir ou ceder meus direitos?

O ÚNICO DIREITO PELO QUAL DEVO LUTAR É O DIREITO DE DEUS SER GLORIFICADO EM CRISTO!


Pr. Ricardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário