ONDE ESTAMOS:

Rua Visconde do Rio Branco, 94- Centro
REFERÊNCIAS- Ginásio de Esportes, Posto Ipiranga e Escola Narciso

quarta-feira, 8 de abril de 2015

O MEDO DA MORTE E O TÚMULO VAZIO


Em uma época da minha vida, passei algumas noites sem dormir com medo de morrer. Tinha medo de ter alguma doença grave ou de sofrer um acidente. Não dormia porque tinha medo de “acordar” morto. Talvez você já tenha passado por isso. Pode ser que alguns ainda passam.

            Mas hoje, no domingo de Páscoa, comemoramos o fim desse medo! Quando Cristo ressuscitou, deixando o túmulo vazio, a morte perdeu o seu poder sobre nós!

Portanto, visto que os filhos são pessoas de carne e sangue, ele também participou dessa condição humana, para que, por sua morte, derrotasse aquele que tem o poder da morte, isto é, o diabo, e libertasse aqueles que durante toda a vida estiveram escravizados pelo medo da morte. 
(Hebreus 2:14-15)

"Onde está, ó morte, a sua vitória? Onde está, ó morte, o seu aguilhão? "
O aguilhão da morte é o pecado...
Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.
(II Coríntios 15:55-57)

            Quando João fala que Deus é amor, e que esse amor é manifestado em Cristo, logo, quem tem esse amor, não tem o porquê continuar temendo a morte!

“No amor não há medo; pelo contrário o perfeito amor expulsa o medo...”
(I João 4:18)

         Por isso, todo aquele que crê na morte e ressurreição de Jesus, não teme a morte, pois sabe que assim como Ele, também ressuscitará:

Disse-lhe Jesus: "Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Você crê nisso?" (João 11:25-26)

Está escrito: "Cri, por isso falei". Com esse mesmo espírito de fé nós também cremos e, por isso, falamos, porque sabemos que aquele que ressuscitou ao Senhor Jesus dentre os mortos, também nos ressuscitará com Jesus e nos apresentará com vocês. (II Coríntios 4:13-14)

            Mas talvez você pense: “ainda assim, se Cristo não voltar, experimentaremos a morte física, e é disso que eu tenho medo”. Uma vez ouvi uma história que me ajudou com isso.

            Certo dia, uma mãe explicando para seu filho como era morrer com Cristo, lhe perguntou: sabe quando você dorme no sofá, e mesmo sem acordar e ver, seu pai lhe pega e põe na cama, e no dia seguinte você acorda sem saber como chegou lá? Assim será nossa morte: quando “acordarmos”, já estaremos no céu.

         Mas a própria presença de Cristo, no momento de nossa morte, já é um consolo, pois Ele já passou por isso, e pode nos capacitar na nossa hora.

Por essa razão era necessário que ele se tornasse semelhante a seus irmãos em todos os aspectos, para se tornar sumo sacerdote misericordioso e fiel com relação a Deus e fazer propiciação pelos pecados do povo.
Porque, tendo em vista o que ele mesmo sofreu quando tentado, ele é capaz de socorrer aqueles que também estão sendo tentados... pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado. (Hebreus 2:17-18; 4:15)

            Louvado seja Deus pela esperança que o túmulo vazio de Cristo nos dá!

(Adaptado da pastoral do dia 08/04/12)

Pr. Ricardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário