ONDE ESTAMOS:

Rua Visconde do Rio Branco, 94- Centro
REFERÊNCIAS- Ginásio de Esportes, Posto Ipiranga e Escola Narciso

terça-feira, 16 de outubro de 2012

IGREJA ... ORGANISMO OU ORGANIZAÇÃO?



               


x





           
           A organização existe para servir o membro. No organismo, todos os membros precisam trabalhar para ele continuar saudável.

            Por exemplo: eu sou sócio do clube da cidade. Uma organização que oferece para minha família uma estrutura para que possamos aprender e praticar esportes. Basta eu pagar a mensalidade para continuar sócio. Se eu ficar 10 anos sem frequentar o clube, apenas pagando o boleto em dia, ninguém vai sentir minha falta e nem vai cobrar minha presença. O clube continua bem sem mim.

            Para algumas pessoas, a igreja é como a organização clube. Frequentar ou não é uma opção delas. Basta “pagar” o dízimo que tá tudo bem. Algumas nem o dízimo dão. Quando chegam na igreja, esperam encontrar tudo funcionando bem. Querem bons professores para suas crianças, bons músicos no louvor e um pastor que pregue bem, administre a igreja e visite todos os membros mais os visitantes, para justificar seu salário. Caso contrário (e isso quase sempre acontece), elas vão criticar a igreja para outros irmãos, mas nunca para a liderança. A igreja existe para servi-lo.

            Um organismo é como o corpo humano. Se uma parte do corpo para de funcionar, todo corpo sofre. Se o dedão do pé está machucado, o corpo todo tem dificuldade de se locomover. Se a perna “dorme” (fica dormente por permanecer muito tempo na mesma posição), o corpo todo corre o risco de ir para o chão.

            O crente verdadeiro, membro do organismo chamado igreja, é alguém que entende sua responsabilidade como membro. Por isso é participativo em todas as atividades possíveis, serve em alguns ministérios, não é indiferente às reuniões de decisões que vão afetar todo corpo (assembleias) e não pensa só em si, como se ele fosse o corpo todo, mas sabe pensar nos outros membros. Ele está na igreja para servir.

            São de membros assim que o organismo igreja, corpo de Cristo, precisa. Pois quando todos nós agirmos como membro desse corpo, ele vai permanecer saudável, que significa glorificar o nosso Deus, o objetivo maior da nossa existência. 

Ora, assim como o corpo é uma unidade, embora tenha muitos membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, formam um só corpo, assim também com respeito a Cristo... vocês são o corpo de Cristo, e cada um de vocês, individualmente, é membro desse corpo. (I Co 12:12; 27).

Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.
Dele todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função. (Ef 4:15-16)

            E então? Como você tem tratado a igreja? Como organização ou organismo?

Pr. Ricardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário